Avaliar o potencial econômico-ecológico e desenvolver princípios para o manejo florestal sustentável de Castanha-do-Brasil (Bertholletia excelsa) por comunidades habitantes do município de Almeirim-PA, amparados pela ecologia da espécie, as boas práticas de manejo florestal sustentável e o planejamento econômico comunitário de sua cadeia produtiva.
Este projeto tem 4 etapas:
Em cada parcela foram alocadas 10 subparcelas de menor superfície amostral (10 x 10 m), posicionadas de forma aleatória, com suporte de software para randomização (Microsoft Office Excel) e requisito de distancia mínima de 25 metros entre elas. As subparcelas terão como objetivo a coleta de dados de indivíduos de B. excelsa de diâmetro altura do peito (DAP) < 10 cm.
Percepções ecológicas e interesse das comunidades em manejar Castanheiras; Levantamento e análise das práticas empregadas no manejo de Castanheira em Almeirim, considerando as orientações técnicas e científicas relevantes; Avaliação do impacto do manejo florestal de Bertholletia excelsa nos meios de subsistência de produtores rurais; A organização social e as lacunas para o fortalecimento do manejo de PFNM em Almeirim-PA.