Potencial econômico-ecológico do manejo comunitário de Castanha-do-Brasil (Bertholletia excelsa) na região de Almeirim-PA.

Dados Gerais

Localização
Almeirim-PA. Foram selecionadas, sendo que o requisito fundamental para a escolha de tais comunidades foi a presença de recursos castanheiros em suas áreas de abrangência.
Início
2013
Equipe
Prof. Edson Vidal e mestranda Renata Bergamo Caramez (LASTROP) e Paulo Amorin e Ueno (IFT núcleo Altamira)
Apoio
CNPq e IFT

Objetivo

Avaliar o potencial econômico-ecológico e desenvolver princípios para o manejo florestal sustentável de Castanha-do-Brasil (Bertholletia excelsa) por comunidades habitantes do município de Almeirim-PA, amparados pela ecologia da espécie, as boas práticas de manejo florestal sustentável e o planejamento econômico comunitário de sua cadeia produtiva.

Descrição do experimento

Este projeto tem 4 etapas:

  1. Atividades voltadas à caracterização comunitária das comunidades;
  2. Atividades voltadas à caracterização ecológica das populações de B. excelsa;
  3. Atividades voltadas à caracterização econômica do manejo da Castanheira;
  4. Atividades de integração dos resultados e análises gerais. Na parte ecológica serão alocadas e georreferenciadas parcelas de 250 x 250 m (6,25ha) em áreas previamente reconhecidas como “Castanhais”, sendo uma unidade amostral em cada uma das comunidades alvo selecionadas, totalizando uma área amostral de 18,75ha.

Em cada parcela foram alocadas 10 subparcelas de menor superfície amostral (10 x 10 m), posicionadas de forma aleatória, com suporte de software para randomização (Microsoft Office Excel) e requisito de distancia mínima de 25 metros entre elas. As subparcelas terão como objetivo a coleta de dados de indivíduos de B. excelsa de diâmetro altura do peito (DAP) < 10 cm.

Avaliações em andamento:

Percepções ecológicas e interesse das comunidades em manejar Castanheiras; Levantamento e análise das práticas empregadas no manejo de Castanheira em Almeirim, considerando as orientações técnicas e científicas relevantes; Avaliação do impacto do manejo florestal de Bertholletia excelsa nos meios de subsistência de produtores rurais; A organização social e as lacunas para o fortalecimento do manejo de PFNM em Almeirim-PA.

LASTROP - ESALQ - USP
Avenida Pádua Dias   11   São Dimas
Piracicaba   SP   13418 900   Brasil
19  3447 6603
ESALQ / USP - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz