Potencial produtivo e de manejo de dois produtos florestais não-madeireiros chaves no contexto da região amazônica, o cipó titica (Heteropsis sp) e a Copaíba (Copaifera sp)

Dados Gerais

Localização
O projeto está sendo conduzido em áreas florestais pertencentes ao Instituto Floresta Tropical localizadas no Centro de Manejo Florestal “Roberto Bauch”, na Fazenda Cauaxi, no município de Paragominas, estado do Pará
Início
2010
Equipe
Prof. Edson Vidal e Doutoranda Carine Klauberg
Apoio
FAPESP

Objetivo

Avaliar o potencial produtivo e de manejo de dois produtos não-madeireiros chaves no contexto da região Amazônica, o cipó-titica (Heteropsis sp.) e a copaíba (Copaifera sp.).

Descrição do experimento

Cipó titica - Em 2007, o experimento foi instalado em 3 talhões de 100 ha. Em cada talhão, 3 blocos de 1,5 hectares (100 x 150 m), totalizando 9 blocos em uma área total de 13,5 ha de experimento instalado. Cada bloco de 1,5 hectares foi subdividido em 6 parcelas de 0,25 ha (50 x 50 m).

Copaíba - foram localizadas, mapeadas e georreferenciadas todos os indivíduos de copaíba com DAP ≥ 30cm. Foram instaladas 40 parcelas de 400 m2 (20x20m) no entorno de 20 indivíduos em área manejada e 20 indivíduos em área natural não manejada. Destes, foram mensurados o DAP (cm) com uma fita diamétrica, a altura total (m) estimada e avaliado algumas características das árvores observadas a campo, como a presença de cupins. A produção de óleo de copaíba está sendo monitorada desde 2006 em ciclos de colheita que variam de 1 a 5 anos.

Avaliações em andamento

Cipó titica - Identificação botânica dos indivíduos e inventário, Caracterização fitossociológica e ecológica da espécie, Tratamentos silviculturais, Monitoramento; Copaíba - Identificação da espécie, avaliação na produção de óleo, Ecologia da espécie, Tratamentos silviculturais e Monitoramento.

LASTROP - ESALQ - USP
Avenida Pádua Dias   11   São Dimas
Piracicaba   SP   13418 900   Brasil
19  3447 6603
ESALQ / USP - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz