Dinâmica de uma floresta explorada de forma convencional e com técnicas de exploração de impacto reduzido na Amazônia oriental

Dados Gerais

Localização
Paragominas-PA. A área do estudo fica na Fazenda Agrosete, distante 30 km do centro urbano.
Início
1993
Equipe
Prof. Edson Vidal (LASTROP), Mark Schulze (Oregon State University), James Grogan (Mount Holyoke College), Thales Augusto Pupo West (estudante de doutorado da universidade da Florida), Liz Ota (LASTROP/Unesp)
Apoio
WWF Brasil, USAID, FINEP, MMA/PPG7/PPD e CNPq; atuais:

Objetivo

Avaliar a dinâmica de uma floresta submetida à colheita com exploração de impacto reduzido (EIR) e exploração convencional (EC) 20 anos após a intervenção na Amazônia oriental.

Descrição do experimento

Em 1993, nas áreas designadas para colheita com e sem exploração de impacto reduzido, e numa área não perturbada (testemunha) demarcaram-se três blocos aleatorizados com parcelas subdivididas, sendo um bloco em cada tratamento (exploração de impacto reduzido, exploração convencional e floresta não explorada - testemunha). Em cada bloco de 24,5 ha (350 m x 700 m) foram estabelecidas 49 parcelas de 0,5 ha (50 m x 100 m. Em cada bloco também foi estabelecido outra subparcela de 5,25 ha (75 m x 700 m).

Avaliações em andamento

Incremento Periódico Anual (IPA) e Incrementos Correntes Anuais (ICAs) em DAP, volume e área basal; mortalidade e recrutamento; índices de diversidade; modelagem de crescimento; dinâmica do estoque de carbono.

LASTROP - ESALQ - USP
Avenida Pádua Dias   11   São Dimas
Piracicaba   SP   13418 900   Brasil
19  3447 6603
ESALQ / USP - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz