O papel da diversidade de espécies arbóreas e do manejo silvicultural na restauração florestal

Dados Gerais

Localização
Anhembi-SP – Estação Experimental de Ciências Florestais da USP.
Início
2006
Equipe
Prof. Pedro Brancalion (LASTROP), Prof. José Luiz Stape – coordenador dos projetos (North Caroline State University), Dr. Otávio Campoe (IPEF) e Dr. João Carlos Teixeira Mendes (LCF/ESALQ/USP).
Apoio
FAPESP, IPEF, Petrobrás e Grupo Florestal Monte Olimpo

Objetivo

Avaliar o papel da diversidade de espécies arbóreas e do manejo silvicultural na restauração florestal. Com base nos resultados obtidos nessa pesquisa, principalmente os de longo prazo, esperamos orientar a reformulação dos métodos de restauração atualmente utilizados e também sustentar cientificamente a reformulação de instrumentos legais.

Descrição do Experimento

Ambos os experimentos foram implantados no âmbito do projeto “Modelos de recuperação de áreas degradadas da Mata Atlântica com espécies nativas em duas regiões do Brasil visando sequestro de carbono”. O primeiro foi implantado em 2006 e consiste de reflorestamentos implantados com 20, 60 e 120 espécies nativas, sendo utilizado o delineamento inteiramente casualizado com quatro repetições (parcelas de 45 x 48 m, com 480 indivíduos). O segundo foi implantado em 2004 e consiste de um experimento em delineamento fatorial completo 2³, com quatro repetições em blocos casualizados, totalizando 32 parcelas experimentais de 1.260 m² (42 x 30m) cada. Os fatores de estudo foram:

1) proporção de pioneiras (50:50 e 67:33);

2) densidade de plantio (3 x 1 m e 3 x 2 m) e

3) manejo (usual e intensiva, referente à adubação e controle de daninhas tipicamente adotados em plantios de restauração e de eucalipto, respectivamente).

Avaliações em Andamento

Efeito da diversidade - estoque de carbono, incremento corrente anual, estruturação do dossel e diversidade funcional; efeito do manejo: estruturação do dossel, cobertura de plantas daninhas e regeneração natural de espécies nativas.
 

LASTROP - ESALQ - USP
Avenida Pádua Dias   11   São Dimas
Piracicaba   SP   13418 900   Brasil
19  3447 6603
ESALQ / USP - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz