Este projeto visa a geração de informações críticas e inéditas sobre os estoques de madeira em florestas de produção submetidas a um segundo ciclo de colheita na Amazônia brasileira. Na primeira fase, o projeto pretende realizar a colheita de 2º ciclo em uma área explorada no passado sob dois métodos: a Exploração de Impacto Reduzido (EIR) e Exploração Convencional (EC) para fins experimentais. Além disso, pretende-se acompanhar e coletar informações antes, durante e depois de um manejo florestal em escala empresarial.
Os sítios de estudo estão localizados nos municípios de Belterra e Paragominas (PA), Itacoatiara (AM) e Santa Carmen (MT), nos estados do Pará, e Amazonas Itacoatiara foram manejados respectivamente em 1979, 1993 e 1996. Por fim, o projeto nesta primeira etapa pretende realizar o inventário florestal em mais três ou quatro áreas manejadas no início dos anos 90.
Na segunda fase, as principais informações fornecidas durante a coleta de dados desses locais serão divulgadas pela academia (universidades), profissionais florestais e indústria madeireira.
Com isso, busca-se promover a atualização das regulamentações relacionadas às diretrizes para a colheita de madeira de 2º ciclo na Amazônia brasileira a partir dos resultados alcançados. Em seguida, a lista de espécies florestais comerciais mais abundantes em florestas de produção de 2º ciclo será utilizada em iniciativas voltadas à divulgação de seu uso por operadores de mercado, engenheiros, arquitetos e nos mercados internos da construção civil.
As ações deste projeto também incluem a capacitação e treinamento dos principais grupos de compradores de madeira nos mercados da construção civil sobre os usos e características dessas espécies. (AU)